O cooperativismo pode impulsionar o seu negócio

O cooperativismo é uma forma de organização empresarial que une objetivos, onde os participantes têm os mesmos propósitos e contribuem um com os outros para alcançá-los.

A primeira cooperativa surgiu em 1844 na cidade de Rochdale, interior da Inglaterra. Na época, um grupo de aproximadamente 30 pessoas decidiu montar uma espécie de armazém onde negociavam alimentos com melhores preços para atender às necessidades dos seus sócios. Visto que esse modelo de negócio deu certo, esses trabalhadores decidiram escrever um estatuto com algumas regras e princípios colocados em prática até hoje.

A iniciativa chegou ao Brasil em 1889, quase meio século depois, sendo a primeira em Minas Gerais, mas desde então, o modelo de organização se expandiu por todo o território brasileiro e segundo o último Anuário do Cooperativismo Brasileiro existem aproximadas 5.314 cooperativas em todo o Brasil.

Se você é empresário ou empreendedor, pode estar se perguntando como na prática esse formato pode impulsionar seu negócio,

Veja abaixo os principais benefícios cooperativistas:

  1. Cooperação: O cooperativismo valoriza a cooperação do trabalho em equipe, ou seja, dentro de uma cooperativa um ajuda o outro, tendo em vista que se um lucra, todos irão lucrar.
  2. Aumento de vendas: O alcance em nível nacional gera mais vendas, o que faz seus lucros crescerem, pois o alcance de clientes não se concentra em um só lugar, muitas cooperativas vendem em todo o território brasileiro, trazendo novas oportunidades para o seu negócio.
  3. Redução de custos: Recursos e serviços compartilhados, geram uma grande economia, como por exemplo, a cooperativa negocia preços melhores para produtos em grandes quantidades, reduzindo as grandes despesas.

O cooperativismo é uma forma interessante organização empresarial para quem deseja alcançar novos negócios, reduzir custos e aumentar seu poder de negociação.

Leia também