O agronegócio é um dos setores mais importantes da economia brasileira, no entanto, historicamente, este setor foi dominado por homens, mas nas últimas décadas, este cenário tem mudado, a presença feminina vem crescendo.
E segundo dados coletados pelo último Censo Agropecuário de 2017, o porcentual de mulheres representadas no agro alcançou a marca de 40%, o que nos mostra um aumento significativo em relação a décadas passadas, onde a presença feminina era praticamente inexistente.
O crescimento se deve a maior conscientização sobre a igualdade de gênero, além disso, muitas mulheres encontram no agronegócio uma oportunidade de empreender e de ter mais autonomia na gestão de seus negócios.
Onde estão essas presenças femininas?
Estão presentes em diferentes áreas como: na produção de grãos e frutíferos, na criação de animais e em atividades relacionadas à agroindústria, além, elas vêm se destacando em gestões de fazendas e empresas agrícolas.
Apesar desse avanço, ainda existem muitos desafios a serem enfrentados para que as mulheres tenham igualdade em sua participação no agronegócio, por isso, é fundamental que um esforço conjunto dos setores público e privado para promover a inclusão e a capacitação das mulheres no agro sejam constantemente incluídos em nosso dia a dia.
Ao apoiar e promover a participação feminina no agronegócio, estamos não apenas contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e igual, mas também para o fortalecimento do setor e para o desenvolvimento econômico do país como um todo.