A economia brasileira e o campo

O que é o agronegócio? Saiba mais sobre o setor que mais cresce na economia brasileira 

De maneira simples e objetiva, o agronegócio diz respeito a todas as atividades econômicas que se relacionam com a produção e comercialização de produtos agrícolas.  

O agronegócio é um dos setores que mais emprega as pessoas em nosso país. Segundo a CNA, o setor emprega cerca de 19 milhões de pessoas no Brasil.  

Porém, engana-se quem pensa que o agronegócio é apenas fazenda, colheita e terra. O agronegócio vai muito além: é uma cadeia de produção. 

 

Ciclo do Agronegócio 

O agronegócio tem como objetivo comercializar os produtos agrícolas. Ou seja, envolve uma cadeia de atividades. Entre elas estão os três setores: primário (produção rural), secundário (agroindústria) e terciário (comercial e logístico). 

O setor primário está relacionado à produção rural, o setor secundário diz respeito à agroindústria, e por fim, o setor terciário diz respeito aos setores comerciais e logísticos. 

Qual a importância dos três setores? 

Os três setores que envolvem o ciclo do agronegócio e são essenciais para a manutenção do agro. Veja: 

  1. Produção rural: são as atividades que envolvem a criação de gado, plantação de lavouras, frutos, extração vegetal, entre outras. 
  1. Agroindústria: são as ações que buscam transformar as matérias-primas para prolongar  o prazo de validade. 
  1. Setor comercial e logístico: caracterizado pelo armazenamento, distribuição e venda dos produtos rurais para os consumidores finais. 

Desse modo, os setores do agronegócio são interdependentes. 

Características do Agronegócio 

O agro varia de acordo com o país e sua cultura. Entretanto, existem algumas características em comum neste mercado competitivo e global. São elas:  

  1. Uso de agrotóxicos e agroquímicos: no agro, utiliza-se pesticidas e fertilizantes para evitar patologias naturais, pragas e infestações nas plantações. 
  1. Reprodução: ligado a agropecuária na reprodução animal e do mesmo modo ligada a agricultura com a reprodução de plantas. 
  1. Máquinas e equipamentos: envolve todos os tipos de máquinas agrícolas desde às manuais como a enxada, quanto as mais avançadas, como drones e colheitadeiras. 

A importância do agronegócio para a economia do país 

Segundo o Estadão, o agronegócio é o setor é um dos mais importantes para a nossa economia. Pois, sua participação foi de 27,4% no PIB brasileiro. 

Do mesmo modo, o agronegócio também impacta positivamente na geração de empregos. No último ano foram 61.637 mil vagas abertas! 

 

Conclusão 

Neste texto falamos sobre um tema que particularmente gostamos muito: o agronegócio e sua importância para nossa economia. 

Esperamos que esse conteúdo tenha sido esclarecedor. 

Fique de olho em nossos conteúdos também através de nossas redes sociais! 

 

Leave a CommentYour email address will not be published.