A Agricultura 5.0 é um conceito recente de gestão agrícola que envolve o uso de tecnologias como IoT, drones, robóticas e inteligência artificial. Em constante evolução, as expectativas para os próximos anos são ampliar ainda mais, o processo de modernização do setor.
A nova fase do agronegócio, conhecida como agricultura de precisão, tem como objetivo ajudar a reduzir custos e aumentar a produtividade das produções agrícolas.
A união da tecnologia e da agricultura tem ocasionado resultados incríveis, colocando atualmente o Brasil como um dos maiores produtores agrícolas do mundo, além disso, o setor é responsável por quase um quarto do PIB (Produto Interno Bruto) e contribui com mais da metade das exportações do país.
A Agricultura 5.0 nada mais é do que a evolução da 4.0
A diferença entre a Agricultura 5.0 e 4.0 são a maneira como elas estão sendo aplicadas no campo, além disso, as tecnologias presentes na 5.0 permitem personalizar o cultivo das plantações, suprindo necessidades e resolvendo o que é preciso em tempo real. Disponibilidade, eficiência e sustentabilidade são os três pilares base da nova fase do agro.
A grande mudança está nas tomadas de decisões, antes muitas escolhas eram no “escuro”, já agora com as ferramentas digitais, é possível ter uma segurança maior, os dados coletados por softwares de gestão lavouras, drones e sensores são determinantes para decisões serem tomadas de formas eficientes para a produção.
Evolução do agro
1.0 (antes de 1950) – Buscava-se territórios que fossem bons para as plantações.
2.0 (1950) – Início da produção em escala, deixando o trabalho 100% manual para trás.
3.0 (1990) – Fase que ficou marcada pela chegada da tecnologia na agricultura.
4.0 (2015) – Sistemas de gestão rural e o início de coletas de dados.
5.0 (Atual) – Agricultura de precisão, com base em dados, robóticas e inteligência artificial, sendo a evolução da 4.0.
Ficar atento as tendências, ou seja, buscar trazer essas facilidades para o nosso dia a dia é primordial, essas soluções tecnológicas chegou para auxiliar e agilizar processos. A tecnologia facilita o dia a dia no campo, solucionando rapidamente problemas que antes demoravam.